Master News

Notícias sobre a MasterGEO e o setor

5 dicas para estabelecer objetivos e realizar os planos de carreira e negócios

empreendedorismo

“Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir – respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir – disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas – replicou o gato”. 

Quantas pessoas e empresários, atualmente, estão diante da mesma pergunta que incomoda a personagem Alice, do famoso livro escrito por Lewis Carrol? Precisam escolher um caminho profissional e de negócios, diante das opções que estão diante de si, mas, efetivamente, estão com um problema anterior que é: ainda não definiram aonde querem chegar. Ou seja, não possuem objetivos ou metas, sejam de vida, de carreira ou de mercado.

“Fazer um curso, uma viagem, casar, realizar investimentos, contratar novos colaboradores ou ter um negócio próprio são exemplos de alguns dos caminhos possíveis, com impactos imediatos e de longo prazo. Por isso, é preciso ter clareza dos objetivos e das etapas que contribuirão para atingi-los, pois, a escolha de uma ação, em vários casos, impede ou posterga outras opções”, explica o professor da FGV e consultor de empresas Randes Enes. “Não dá para ser como Alice e não definir aonde se quer chegar”, exemplifica o consultor.

Para superar esse dilema, o Prof. Randes Enes nos apresenta cinco dicas essenciais que contribuem para definição dos objetivos. “Esta fase precede as ações, e integra o planejamento estratégico utilizado pelas pessoas e empresas de sucesso”, ressalta o professor.

Confira as cinco dicas:

1- Seja específico: quanto mais detalhado for o objetivo, melhor será a compreensão e maiores a chance de ser atingido. Esta etapa envolve entender quem estará envolvido, o período, as restrições na execução e os benefícios imediatos.

2- Seja mensurável: defina um objetivo possível de ser mensurável e estabeleça quais são as ferramentas que irão contribuir para aferir e monitorar o alcance do objetivo.

3- Seja atingível: o objetivo pode ser agressivo, mas nunca impossível de atingir, pois muitas dificuldades causam frustração e desânimo. Por isso, é possível também estabelecer quais as etapas do processo até o objetivo ser alcançado e as metas intermediárias.

4- Seja realista: avalie se o objetivo está alinhado com os valores, a missão da empresa e com o bem-estar das pessoas e da equipe envolvidas.

5- Determine um prazo para que o objetivo seja atingido: este período não deve ser tão curto que torne o objetivo impossível de ser alcançado e nem tão longo que cause uma dispersão da iniciativa com o tempo.

Fonte: Administradores

Mantenha-se atualizado com o MasterNews:

Receba o MasterNews no seu email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *