Empresas de Engenharia: Como alcançar uma gestão eficiente? (parte 02)
Olá caro leitor! Dando sequência à nossa série de artigos sobre uma Gestão Eficiente em empresas de Engenharia, neste segundo artigo vamos demonstrar como a utilização de certas ferramentas (e das ferramentas certas) podem nos levar para o caminho do sucesso.
No primeiro artigo falamos sobre como é importante voltarmos os olhos pra dentro das nossas empresas, analisarmos os processos internos em busca de sempre melhorar a experiência do nosso cliente e não ficarmos limitados em sermos apenas tecnicamente eficientes. Se você não leu o primeiro artigo confira clicando aqui.
Quando falamos em gestão, seja financeira, de pessoas, de processos, estamos sempre nos referindo a controles e informações. Não apenas isso, mas não se faz gestão daquilo que não se conhece. Para se conhecer melhor o processo a ser gerenciado é preciso ter dados, informações, e esses dados e informações são obtidos através dos controles.
Por exemplo, para que você consiga realizar a gestão financeira da sua empresa de forma eficiente, você vai precisar de algumas informações essenciais: no mínimo, você deve saber o que a sua empresa tem de débitos (contas a pagar), o que ela tem de receita (contas a receber) e o seu saldo atual. Ok, esses são dados fáceis de serem obtidos.
Porém, estes dados devem estar registrados em algum local pra que possam ser consultados e atualizados periodicamente. Este “local” é o que chamamos de controle. Ou seja, no seu controle financeiro devem constar todas as informações essenciais pra que você consiga, analisando estes dados, tomar decisões estratégicas importantes para o seu negócio, como a realização ou não de um investimento ou a contratação de um novo funcionário.
Este controle pode ser feito de diversas maneiras: pode-se utilizar um livro de fluxo de caixa, uma planilha do Excel ou um software (que pode ser um específico para o controle financeiro ou um ERP).
O fato é que quanto mais informações (de qualidade, claro) tivermos sobre o nosso negócio melhor e mais eficiente será a nossa gestão. A questão é analisar qual a ferramenta certa para que sejam realizados tais controles, pensando sempre na relação custo x benefício de cada uma.
No próximo artigo continuaremos falando sobre importantes ferramentas para melhoria da gestão das nossas empresas, continue ligado no nosso informativo!
Até o próximo artigo!