Qual a importância da topografia na hora da construção?
A topografia é uma das principais etapas da construção.
Para quem não sabe do que se trata, a topografia nada mais é do que o estudo descritivo e detalhado de um determinado terreno.
Antes de desenvolver qualquer projeto de construção civil, faz-se necessário realizar um levantamento topográfico, que mede perímetros e a área total do terreno disponibilizado para a execução da obra.
Através do estudo da topografia do terreno, o engenheiro responsável pela obra consegue visualizar melhor as imperfeições e declives, identificando a necessidade de aterros e se o projeto é viável para a empresa, evitando desperdício de dinheiro.
O responsável pela construção também pode adequar seu projeto através dos resultados do estudo topográfico, visando à redução do custo da obra e eliminação de retrabalhos, que levam ao atraso do prazo de entrega e gastos excessivos.
Tipos de levantamento topográfico
Há dois tipos de levantamento topográfico que são largamente utilizados na construção civil. Um deles é o planimétrico, que não considera o relevo do terreno. Esse tipo de levantamento topográfico é bastante usado para conferência de medidas de terra, demarcação de terrenos e projetos gerais de engenharia civil. O outro levantamento topográfico é o altimétrico, no qual relevos e desníveis são considerados.
Como são complementares, ambos os levantamentos topográficos são solicitados antes da elaboração do projeto de construção civil. Os resultados desses estudos são aplicados em várias fases da obra, dentre elas o nivelamento do terreno, demarcação de esquadro, locação de estacas e pilares, inclusive no acompanhamento de prumadas de pilares.
Quem pode fazer um levantamento topográfico
Mas, não é um profissional de qualquer área que está habilitado a realizar um levantamento topográfico. Somente um topógrafo tem conhecimento adequado para desenvolver o trabalho de forma qualitativa, manuseando todos os equipamentos de forma correta para entregar um levantamento assertivo.
Profissionais formados em Engenharia de Agrimensura, Geodésia e Cartografia, Técnicos em Agrimensura, Topografia e Hidrografia são os mais capacitados para atuar como topógrafo, cargo que possui mercado de trabalho bastante amplo.
Além de atuar junto a empresas prestadoras de serviços de topografia, o profissional da área também atua junto a órgãos públicos, como prefeituras e governos, empresas de engenharia civil, construção, saneamento e telecomunicações.
Fonte: festcinegoiania.com.br
Parabens a MasterGeo, por se preocupat em informar a profissão de topografo, grande profissinal