Curso treina produtores para o controle biológico de pragas
O controle biológico de pragas, técnica que utiliza organismos vivos para controlar outros organismos, está em pleno crescimento. É o que revelou a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Rose Monnerat em entrevista ao Brasil Rural. A empresa realizou, no mês passado, um curso de manejo integrado de pragas. “É uma prática totalmente natural que não deixa resíduos”, esclareceu.
O processo passa por várias etapas: a identificação da praga, seus inimigos naturais, impactos no ambiente, produção desse organismo a um bom custo-benefício, estocagem, aplicação, efeito no campo e periodicidade de aplicação.
Ouça a entrevista completa no link abaixo:
http://radios.ebc.com.br/brasil-rural/2017/11/curso-na-embrapa-treina-produtores-para-o-controle-biologico-de-pragas
Segundo Rose, produtos de controle biológico devem aumentar na faixa de 20% ao ano. Com o aumento da oferta e da concorrência, a tendência é que o preço se torne mais competitivo.
“O agricultor hoje confia mais nesses produtos. Ele está vendo o efeito”, declarou.
A pesquisadora afirmou que ainda é necessário difundir os produtos para os agricultores e formar mais pessoas que conheçam o controle biológico. Para Rose, também é preciso ter mais empresas trabalhando com o material brasileiro, além de uma legislação que promova o registro dos produtos com mais rapidez.
FONTE: EBC