Master News

Notícias sobre a MasterGEO e o setor

Defesa Civil usará imagens de satélite para notificar queimadas

O levantamento do Inpe já existe – o que muda é que a partir deste ano as imagens de queimadas serão usadas como notificações pela Defesa Civil

A Operação Estiagem, coordenada pela Defesa Civil de Campinas a partir de hoje (1º), terá uma novidade este ano: a notificação de queimadas pelo monitoramento via satélite do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O levantamento do Inpe já existe – o que muda é que a partir deste ano as imagens de queimadas serão usadas como notificações pela Defesa Civil. “É como se tivesse alguém ligando pra gente denunciando as queimadas”, explicou Sidnei Furtado, coordenador da Defesa Civil de Campinas.

Segundo ele, os levantamentos do Inpe – que incluem data e localização dos incêndios – serão utilizados para que os órgãos de fiscalização municipal autuem possíveis responsáveis pelas queimadas. “A detecção feita pelo Inpe chega com cerca de um dia de atraso, mas isso não é problema”, garante Furtado.

O coordenador da Defesa Civil explica que os maiores causadores de incêndio são pessoas que ateiam fogo para a limpeza de terrenos. Ele espera que a ajuda dos satélites do Inpe possam ampliar a punição aos responsáveis e reduzir os incêndios.

A Operação Estiagem vai até 30 de setembro. As operações da Defesa Civil têm por objetivo adotar medidas necessárias à redução dos riscos de desastres na cidade.

A Defesa Civil é a protagonista da operação, mas todo o trabalho envolve uma ação multidisciplinar de secretarias que compõem o Comitê Municipal de Gestão de Risco e Gerenciamento de Desastres.

O principal foco da operação são mesmo as queimadas. Desde o início de abril, a Defesa Civil já registrou sete focos em Campinas – no mesmo mês em 2017, foram quatro casos.

Segundo o Inpe, foram registrados 3.057 focos de incêndio em em todo o estado de São Paulo de abril a setembro do ano passado.

FONTE: A Cidade ON

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *