Como abrir uma microfranquia
Franquias com investimento inicial de até R$ 80 mil são chamadas microfranquias. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mais de 400 redes oferecem oportunidades com este formato. “As microfranquias são negócios de baixo investimento, principalmente no setor de serviços”, diz Marcio Moreno, consultor do Sebrae-SP, durante a Feira do Empreendedor SP 2016.
Antes de escolher seu negócio, é importante entender como o modelo funciona. “A microfranquia é para aquela pessoa que tem pouco capital e está no mercado procurando uma atividade ou uma recolocação”, diz Moreno.
O consultor lembra que apesar de ser um negócio próprio a microfranquia exige seguir regras. “Franqueado não é dono do negócio. Ele tem patrão que é o franqueador. Ele é dono da unidade, mas tem que seguir as regras. Se o empreendedor tiver um perfil muito inovador ou criativo, ele não vai se dar bem”, diz.
A principal vantagem das microfranquias em relação aos negócios por conta própria é a de abrir uma empresa que já tenha sido testada, além de atuar com uma marca já estabelecida no mercado. “Começar um negócio do zero exige muito estudo e planejamento para estudar o mercado e desenvolver marca. A grande sacada da franquia é ter uma marca conhecida”, afirma.
Confira abaixo o passo a passo para abrir uma microfranquia:
Pense no que você gosta
O primeiro passo é identificar sua área de atuação. Segundo o consultor, os empreendedores devem pensar em dois aspectos: o que gostam de fazer e o que têm experiência. “Busque uma atividade que te dá satisfação. Quem faz o que gosta tira férias para o resto da vida”, diz.
Verifique as marcas que atuam nos setores definidos
Depois de escolher a área, é hora do empreendedor começar sua pesquisa. Liste e selecione as microfranquias existentes no mercado que mais se encaixam na sua necessidade. Faça uma lista das marcas e parta para o próximo passo.
Comece a pesquisar
Com a lista de marcas em mãos, a primeira parada é a ABF. A associação organiza o setor e tem informações sobre as redes. “Verifique se a franquia é associada, quanto tempo de mercado tem e o número de unidades”, diz Moreno. Visite o site das franquias e as redes sociais para ver a opinião de clientes e franqueados.
Entre em contato com as franquias
Depois deste primeiro filtro, entre em contato com as franquias para conhecer detalhes do negócio. Pergunte sobre o perfil pessoal exigido, o investimento inicial necessário, incluindo a taxa de franquia e o capital de giro, e os locais disponíveis para a abertura de novas unidades.
Um alerta do consultor do Sebrae-SP: veja se a rede tem de fato conhecimento na área. “É importante que a empresa tenha sido bem sucedida no mercado antes de começar a expansão por franquias. Sem isso, o franqueado não pode contar com a expertise da franqueadora”, afirma.
Processo seletivo
Quando iniciar o processo de seleção da franquia, o empreendedor precisa colher o máximo de informações possível. A rede é obrigada a fornecer um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF), em que estão todas as informações financeiras e os contatos dos franqueados atuais e antigos da rede. “Converse com os franqueados sobre o apoio da franquia. Se for ruim, os franqueados vão dizer”, afirma.
Faça uma reflexão antes do investimento
Reflita sobre suas escolhas, o valor de investimento e sua capacidade de gestão antes de realmente assinar contrato. Quando tudo estiver definido, é hora de iniciar a abertura da empresa, a reforma do ponto e a contratação da equipe.
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Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios