Como elaborar um projeto de construção de uma casa?
Concepção da ideia da casa, fazer rascunhos sobre a planta e finalmente contratar um profissional de arquitetura para criar o projeto. Veja como elaborar o projeto de uma casa.
Construir o projeto de uma casa não é uma tarefa tão simples como muitos podem imaginar. Quando olhamos para uma planta de uma casa, às vezes não imaginamos com a devida profundidade o trabalho que foi desenvolvido antes que aquela planta fosse materializada.
Usarei neste exemplo o projeto de construção da minha casa onde posso afirmar que conheço bem as etapas e as dificuldades para definir o projeto de torná-la uma realidade para a construção.
De acordo com essa experiência, acredito que três etapas são importantes para a construção do projeto de uma casa: a concepção da ideia, os rascunhos e a contratação de um profissional para executá-la.
Concepção da ideia
Penso que uma pessoa que escreve um livro, primeiro ele escreve na sua própria cabeça depois passa para o papel. Assim deve ser projeto de uma casa, em que o primeiro passo é na verdade a concepção da ideia ou as diretrizes que futura a casa terá. É necessário de antemão especificar o tamanho, a quantidade de dormitórios, vagas de garagem, área externa, entre outros.
Algumas pessoas preferem ver alguns modelos de casas prontas ou de plantas existentes para a partir dali conceber suas próprias ideias a respeito daquilo que desejam na sua futura residência, outros preferem definir levando em conta suas próprias necessidades sem utilização de modelos. Seja ela qual for a sua estratégia o importante é ter em mente aquilo que você vai precisar na sua futura casa para então começar a fazer alguns rascunhos a respeito.
Rascunho
Rascunho aqui significa plantas que você mesmo pode desenhar, mesmo não sendo um profissional de engenharia ou arquitetura, você poderá criar no papel da melhor maneira possível a representação das suas ideias em termos de espaço, tamanho e posicionamento da casa em relação ao terreno e dos cômodos dentro da própria casa.
Esta etapa é muito importante pois ajuda o profissional de arquitetura a compreender melhor aquilo que você pensa, o que você espera em termos de resultado do trabalho que ele irá desenvolver. É claro que por não ser um profissional da área você ira cometer algum erro, mas não se preocupe o importante é você representar bem aquilo que pensou e aquilo que deseja que seja feito.
Contratação de um arquiteto
Finalmente você deve contratar um profissional de arquitetura para criar não só a planta baixa, mas todo o projeto que será usado para aprovação na prefeitura da sua cidade e também pelos profissionais que irão fazer a execução da obra.
O arquiteto é um profissional capacitado a observar os seus desenhos e transformá-los em um projeto viável em todos os sentidos desde a melhor forma de aproveitar todos os espaços até a usabilidade da casa que envolve iluminação, ventilação e o conforto que você irá precisar. Afinal arquitetura é arte de trabalhar com o bom senso aliado ao bom gosto.
O projeto final não é composto apenas por uma planta, mas também a parte elétrica, hidráulica, a fachada da casa, o formato do telhado, entre outras partes.
Fonte:www.casadicas.com.br