Master News

Notícias sobre a MasterGEO e o setor

Qual a diferença entre Geoprocessamento e Georreferenciamento?

A distinção entre Geoprocessamento e Georreferenciamento ainda traz grande confusão mesmo para quem é da área. Por isso fizemos esse artigo pra explicar a diferença entre esses dois serviços. O geoprocessamento consiste basicamente em recolher e processar informações de dados espaciais com o intuito de disponibilizar uma análise sobre o terreno em questão. Já o georreferenciamento está relacionado a imóveis rurais. Depois de levantar e processar informações sobre determinada área, é necessário cruzar dados e garantir a precisão das informações expostas.

Abaixo listamos algumas características dos dois termos.

Geoprocessamento

  • Esse serviço é na maioria das vezes vinculado a imagens, sejam elas de drones, GPS ou outros aparelhos.
  • Com essas representações é possível extrair informações sobre a superfície, a elevação e as curvas de nível do terreno em questão.
  • Os levantamentos podem ser utilizados para obter mapas de localizações, auxiliar na criação de planos diretos, ou em outros serviços que necessitem de um estudo sobre determinado espaço.
  • O trabalho pode ser executado por qualquer profissional que tenha domínio técnico da ferramenta denominada Sistemas de Informações Geográficas (SIG), necessária para analisar todos os dados acima.

Georreferenciamento

  • Georreferenciar é delimitar e certificar que a área referida tem as características que estão sendo apresentados para o INCRA, órgão público que exige esse cadastro.
  • Com essas informações é possível indicar a dimensão e os limites do território sugerido.
  • Atualmente toda propriedade acima de 250 hectares precisa ser georreferenciada, caso contrário o proprietário perde uma série de benefícios perante o governo, como crédito rural por exemplo. Além disso para conseguir transferir uma propriedade com mais de 250 hectares, é necessário que a mesma tenha sido certificada junto ao INCRA através do Georreferenciamento.
  • Para executar um serviço de georreferenciamento é preciso alguma formação técnica em áreas relacionadas a esse assunto, além de um registro do CREA e um credenciamento junto ao INCRA.

Os dois processos, georreferenciamento e geoprocessamento, se misturam quando faz-se necessário utilizar o resultado de um geoprocessamento para configurar ou informar algum fato sobre uma área a ser georreferenciada. Nas demais situações ambos os termos se mostram diferentes tanto na execução, quanto no resultado apresentado.

Gostaria de saber mais sobre serviços de geoprocessamento e georreferenciamento, e receber um contato da nossa equipe? Clique aqui e mande sua dúvida que nossa equipe entrará em contato em breve.

 

Mantenha-se atualizado com o MasterNews:

Receba o MasterNews no seu email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *