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Empresas de Engenharia: Como alcançar uma gestão eficiente? (parte 03)

Olá caro leitor! Hoje dando sequência à nossa série de artigos sobre o desafio de praticarmos uma Gestão Eficiente em empresas de Engenharia.

No segundo artigo começamos entender mais sobre como a utilização de certas ferramentas (e das ferramentas certas) podem nos levar para o caminho do sucesso. Se você não leu o segundo artigo confira clicando aqui: (link do primeiro artigo).

Neste terceiro artigo vamos continuar nesta linha de pensamento: como a utilização de determinadas ferramentas podem melhorar a experiência do nosso cliente desde o primeiro contato que ele tem com a nossa equipe até o pós-venda.

Existe hoje um termo muito comum quando falamos em gestão de clientes ou gestão comercial: CRM que são as iniciais de “Customer Relationship Management”, que traduzindo é “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.

O CRM se refere a várias práticas e estratégias focadas em gerenciar e analisar as interações com seus clientes (atuais e potenciais). Esta gestão é muito importante para que possamos ter um atendimento excelente, porque tendo dados e informações nós conseguimos entender melhor o nosso cliente, suas reais necessidades, entender aquilo que gera valor pra ele.

 E, assim como no âmbito financeiro, para realizarmos a gestão dos nossos clientes precisamos também de ferramentas de controle para conseguimos registrar as informações e, posteriormente, analisa-las e tomar decisões estratégicas.

Em uma ferramenta para a gestão de clientes, que pode ser uma planilha de excel ou mesmo um software, é preciso que sejam registradas informações primordiais, como por exemplo:

  • Dados como nome, endereço, número de telefone;
  •  Suas atividades e pontos de contato com a empresa: visitas, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações que julgar relevantes;
  • Próximo contato que deve ser feito com aquele cliente;
  • Histórico de compras e solicitações de orçamento;

Todos os dados registrados são valiosas fontes de informações pra que possamos entender o nosso cliente e também o nosso processo comercial e sua efetividade.

No próximo artigo vamos continuar este papo sobre os desafios de uma Gestão Eficiente!

Até o próximo artigo!

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