Monitoramento Remoto do Andamento da Obra com o Drone
Faaaala empreendedor de Sucesso. Um ótimo dia de trabalho. Tudo de bom!
Se você é uma pessoa que mora neste planeta, já deve ter ouvido falar ou visto voando por aí um drone. Muito se tem falado deles e das novas possibilidades que vêm trazendo para resolver problemas antigos de formas mais facilitadas e inteligentes. Você já tem noção de como essa ferramenta pode auxiliar no acompanhamento da sua obra, trazendo informações atualizadas e precisas sobre o andamento das etapas, tudo isso de forma remota?
Pois é, fazendo vôos periódicos (diário, semanal, quinzenal ou mensal) é possível o drone trazer ao seu escritório, e colocar na palma de sua mão, informações de volume, área, distância, desnível, temperatura, além de uma documentação fotográfica de alta qualidade, na qual todos os interessados sob o projeto poderão verificar o andamento e desvios ocorridos entre um intervalo de período comparado, armazenando dados para métricas de planejamento futuro e registros das operações para possíveis fiscalizações, tudo isso sem precisarem ter ido ao terreno.
Podemos falar de um acompanhamento em tempo semi-real, que te possibilitará identificar um desvio de prazo e especificações do projeto o quanto antes possível, e assim tomar medidas corretivas rapidamente, evitando sair do controle os custos de tempo e dinheiro do projeto. Verificando etapas que não iniciaram e outras que já adiantaram.
Imagem01 – Análise de avanço ocorrido na obra
A José mas eu vou constantemente na obra e verifico com meus olhos o que está ocorrendo, então isso não deve me ajudar muito não é? Errado, com este tipo de solução você pode observar a obra de forma holística, de um ponto de vista que não se percebe por baixo no terreno, ter números precisos de avanço que muitas vezes você não consegue mensurar rapidamente em campo, além de monitorar as informações de lugares de difícil acesso ou alto risco no empreendimento, evitando assim possíveis acidentes e trazendo segurança nas operações.
Claro, existem outras etapas que são desejáveis e justificam ainda mais o uso dos Drones para acompanhamento da obra, como por exemplo um bom plano de logística de terraplenagem e o cronograma de execução da obra, que são as bases de referência para compararmos com está o desenvolvimento do empreendimento.
José Júnio Silva Silveira
Diretor de Novos Produtos MasterGeo
Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo pela UFV
Entusiasta das Tecnologias de Modelagem de Informação da Construção (BIM), e acima de tudo “Nasceu para Trazer as tecnologias humanas existentes e torná-las disponíveis e úteis às pessoas.”