Senado discute integração de registros sobre setor agropecuário
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) vai discutir na próxima terça-feira (15) a importância das estatísticas rurais e da integração dos registros administrativos para o planejamento e a avaliação de políticas agrícolas e de desenvolvimento rural. A reunião está marcada para as 11h.
De acordo com a senadora Ana Amélia (PP-RS), que pediu a audiência, várias instituições públicas são responsáveis por coletar dados do setor agropecuário, como é o caso do IBGE, do Banco Central, do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Receita Federal.
O problema, de acordo com a senadora, é que esses registros administrativos raramente são compatíveis, do ponto de vista das variáveis e dados coletados; ou compartilháveis, do ponto de vista da tecnologia de informação empregada. Para ela, é necessário pensar na integração coordenada desses sistemas para que as políticas de desenvolvimento rural possam ser planejadas e avaliadas forma adequada.
Foram convidados para discutir o tema representantes do IBGE, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Banco Central; do Serviço Florestal Brasileiro; e do Ministério do Meio Ambiente.
FONTE: GeoDireito